NOTÍCIAS

OUTUBRO ROSA

06/11/2018

.

 

Em comemoração ao Outubro Rosa, a equipe de enfermagem do CISALP promoveu uma tarde de conscientização do câncer de mama no dia 30 de outubro.

A equipe apresentou e explicou para todas as pessoas que aguardavam atendimento médico no CISALP sobre importância da prevenção, e demonstraram como é feito o exame do auto toque, um dos principais meios de prevenção contra a doença.

A enfermeira Ludimila e as técnicas de enfermagem Fernanda e Sâmia explicaram que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor e que há vários tipos de câncer de mama, alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A equipe salientou a importância de todas as mulheres realizarem o exame do auto toque, pois é através dele que é possível verificar se houve alteração na mama.

Nos casos em que a mulher detectar nódulo endurecido, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço ou saída espontânea de líquido dos mamilos é preciso procurar um médico para realizar exames mais detalhados e realizar o tratamento mais adequado.

Vale destacar a informação dada pela equipe de enfermagem que o Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito da doença pelo SUS e que mulheres acima de 40 anos tem direito a realizar a mamografia de forma gratuita.

É importante lembrar que quanto mais cedo é feito o diagnóstico da doença, maiores são as chances de cura.

Para finalizar a palestra apresentada, foram distribuídos brindes com lembretes de como fazer o exame de auto toque.
 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CISALP Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CISALP
.